A caça e a pesca são dois dos ex-libris do concelho, o coelho bravo a lebre a perdiz e a codorniz, podem encontrar-se nestes campos e montes repletos de vida.

Por sua vez o Rio Rabaçal apresenta paisagens lindíssimas e ninguém melhor que um pescador de truta para admirar a sua beleza.

Tudo isto associado à gastronomia, vinho, azeite, castanha, fumeiro e o folar, fazem de Valpaços um local de passagem obrigatória na região Transmontana.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Artigo publicado no Jornal 'A voz de Chaves'

O passado dia 1 de Maio dia do trabalhador foi o mote para mais 80 amantes da pesca lúdica rumarem à pista de pesca do Rabaçal, para mais um convívio de pesca á truta, convívio esse que vai na sua sétima edição numa organização do Clube de Tiro Caça e Pesca de Valpaços.

A receção aos pescadores pelas 7:00 horas da manhã, foi feita no Parque de Campismo do Rabaçal que gentilmente se associou a este evento, e onde foi servido o pequeno- almoço seguindo-se o sorteio dos respetivos pesqueiros, rumando depois cada pescador para o lugar que lhe havia saído no sorteio.
Pelas 9:30 deu-se início á prova, que, com o decorrer da manhã com alguma sorte e ou sabedoria lá foram saindo as tão esperadas trutas, de referir que nem todos tiveram a mesma sorte, mas na opinião da maioria o que interessa é o convívio e esse sim foi salutar. Pelas 13:00 horas a prova teve o seu término, procedendo-se depois às pesagens ficando o primeiro com o bonito peso de 2600kg (30uni.), o segundo 2350kg (22 uni.) e o terceiro com 1980kg (18uni.), seguindo-se o almoço de confraternização entre todos os pescadores, sendo porco no espeto o prato principal.

Assim se passou mais um grande dia de pesca á truta, organizado pelo CTCPV que contou também com as presenças do presidente da câmara que se juntou a este convívio sendo um dos pescadores bem como os presidentes das juntas de freguesia de Valpaços e Possacos.

Fica a promessa do CTCPV, que no decorrer da época de pesca á truta se voltar a realizar mais um convívio.